Pequenas Mulheres, grandes negócios: como a Fecomércio potencializa o empreendedorismo feminino no turismo de Natal
Praias, frutos do mar e dunas. Natal. A capital do Rio Grande do Norte possui cerca de 25 km de litoral e quase 60% dos turistas buscam as praias, de acordo com a pesquisa realizada pelo Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio), sobre o perfil do turista potiguar, realizada no período de 2022 a 2024. Desse modo, a cidade tem sido um solo fértil para o desenvolvimento de negócios no setor, inclusive em relação ao empreendedorismo feminino.
Capacitações gratuitas do Senac impulsionam o empreendedorismo feminino
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) faz parte do Sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio), que há 75 promove diversos projetos que impulsionam a economia potiguar, como o Programa Senac de Gratuidade (PSG). O PSG foi criado há 15 anos e ao longo dessa trajetória já capacitou mais de 80 mil potiguares.
“O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é um programa onde são ofertados cursos de educação profissional para pessoas de baixa renda, que possuem até dois salários mínimos, a renda per capita”, destacou a gerente de Regulação e Secretaria do Senac RN, Miriam Silveira.
No período de 2023 a 2024, quase 12 mil pessoas pessoas em condição de vulnerabilidade social foram selecionadas para o programa, sendo 67% compostos pelo público feminino.
Emprendedoras do litoral
Lilian Mendonça tem 47 anos, é natural da cidade de Manaus, na Amazônia. Ela é formada em Turismo pela Faculdade do Centro de Ensino Superior do Amazonas, com pós-graduação em gestão de ecoturismo e marketing empresarial, ambos pela Universidade Federal do Amazonas. Ela empreende no ramo do turismo há 15 anos com a agência de viagens Asa Viagens.
Ao visitar Natal, em 2021, com o esposo, decidiu se mudar e estabelecer empreendimentos na Grande Natal. Também convidou outro casal amazonense que atua na área do turismo, mas em segmento diferente.
Atualmente, faz pós-graduação em administração hoteleira na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e é aluna do curso Técnico de hospedagem do Hotel Senac Barreira Roxa.
“Já era algo que eu procurava há um bom tempo. Então, esse curso que eu pleiteava, encontrei aqui no Rio Grande do Norte, junto ao Senac”.
Lilian Mendonça
A Asa Viagens é uma agência com assessoria de viagens, com pacotes de excursões e caravanas do turismo religioso nacional e internacional. Também oferece passeios locais em Natal, em parceria com o Sindicato dos Bugueiros Profissionais do RN, como os passeios de buggy no litoral norte potiguar.
Além disso, Lilian Mendonça está na fase de desenvolvimento de um Beach Club, com sua sócia, Aurinete Cabral. Já os esposos delas, Franklin Silva e José Emar Martins, respectivamente, empreendem no ramo de locação de carros, a LocarX.
O Beach Club se chamará Manga Rosa e fica localizado na Praia de Santa Rita, no município de Extremoz. A expectativa é que sua inauguração aconteça entre o fim de outubro e dezembro deste ano.
“Nosso olhar visa um turismo legal e assertivo na Praia de Santa Rita, focando na inovação, melhorias e qualidade dos serviços prestados, além do desenvolvimento da comunidade local, que vive do turismo”, comentou Lilian.
Confira o Instagram da Asa Viagens.
Suculento Boteco
Débora Nogueira, que é chef de cozinha pelo Hotel Senac Barreira Roxa, e é conhecida por criar produtos com ginga gourmet, e sua esposa Marília Avelino foram contempladas no curso técnico de hospedagem do Senac.
Elas empreendem juntas há 10 anos e desde 2022 anos abriram o “Suculento Boteco”, na Praia de Santa Rita. É possível conferir mais detalhes pelo Instagram do local. “O curso foi uma virada de chave, que veio para somar mais ainda no aprendizado da gente, nessa questão de sermos empreendedoras” destacou Débora.
Além disso, a Fecomércio RN instituiu a Câmara Empresarial do Turismo (CET), que é composta por entidades do turismo, com objetivo de incentivar iniciativas públicas e fortalecer o setor. O coordenador da Câmara do Turismo, George Costa, comentou sobre a importância das habilidades femininas no seguimento:
“Existe uma gama de serviços que é oferecida dentro do Turismo, em que o público feminino tem muito mais aptidão do que o público masculino, especialmente na área de vendas, na área de bem receber e, muitas vezes, na parte da hotelaria. Tem muito trabalho feminino exatamente porque tem uma aptidão maior para os detalhes. E o turismo é muito de experiências, né? Então, a experiência vem do detalhe”, destacou.
O que fazer em Natal?
Conforme dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, o Rio Grande do Norte é o segundo produtor de camarão do Brasil. Não é à toa que potiguar é um termo tupi, que significa “comedor de camarão”. Então, uma sugestão é consumir o famoso fruto do mar na praia de Ponta Negra, cartão postal da capital, além de outras delícias comercializadas no local.
Passeio de buggy, com emoção ou sem?
Pode aproveitar um passeio de buggy pelo Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, no município de Extremoz, um dos passeios que são oferecidos pela Asa Viagens, da empreendedora Lilian.
História e cultura no Centro de Turismo de Natal
Outro ponto turístico é o Centro de Turismo de Natal. O local histórico já foi a cadeia da capital e atualmente abriga lojas de artesanato. Abre todos os dias além dos feriados, das 8h às 18h.
Gostou da matéria? Ela matéria faz parte de uma série especial sobre empreendedorismo feminino. Leia também sobre uma empreendedora do Agreste Potiguar, aqui