Passeios em Natal: Visite o Parque das Dunas
Você sabia que o maior Parque Urbano sobre dunas do Brasil fica em Natal no Rio Grande do Norte? O Parque das Dunas é ideal para trilhas, prática de atividade física e passeios ao ar livre.
Todo ano o número de visitas chega a 150 mil. E neste post, vou te contar tudo o que precisa sobre mais um ponto turístico de Natal.
O que fazer no Parque das Dunas e Bosque dos Namorados?
Os visitantes têm acesso ao Bosque por se tratar de uma área de convivência explorada por moradores e alguns turistas é comum que seja usado para corridas e caminhadas.
Mas também é um espaço para piqueniques, teatros e outras apresentações culturais e eventos como a semana de meio ambiente e, antes da pandemia, também se realizavam festas de aniversário infantil.
- No bosque dos namorados pode aproveitar:
- Anfiteatro Pau-Brasil
- Viveiro de Mudas
- Áreas de piquenique
- Um pequeno lago
- Restaurante
- Parques infantis
E para quem é do time do Turismo de Aventura, se prepare para as trilhas em meio a mata!
Trilhas do parque das Dunas
O Parque é uma área de 1.172 hectares de mata atlântica preservada. A região possui 3 trilhas: perobinha, peroba e ubaia doce.
Cada uma possui diferentes graus de intensidade para os trilheiros e para quem sonha em viver essa experiência em meio às dunas.
A primeira trilha, chamada perobinha, possui 800 metros de extensão e é considerada mais leve, ideal para crianças a partir de 6 anos de idade e adultos sedentários.
A trilha da perobinha do Parque das Dunas, dura em torno de 40 minutos. Tire uma manhã para se aventurar e encerrar com um piquenique em meio ao parque.
A segunda trilha é a peroba que chega a 2400 metros de extensão, com 1h:30 de duração.
Todas as trilhas precisam ser reservadas e que existe uma orientação para o público da peroba, no mínimo 5 pessoas e no máximo 25.
E para encerrar, a trilha ubaia doce. Ela é recomendada para pessoas bem condicionadas fisicamente, afinal é uma trilha com um nível alto de dificuldade, com 4.400 metros.
Você prefere trilhas leves ou intensas, me conta nos comentários!
Eu ainda não fiz nenhuma das trilhas, mas fiquei com vontade de explorar a aventura da Mata Atlântica. Normalmente as trilhas que faço são em áreas com vegetação Caatinga.
No roteiro da Ubaia-Doce e da Peroba, o visitante aproveita um belo mirante com vista panorâmica para o mar aberto.
Deve ser lindo sair da trilha e encontrar o mar. Fica a dica!
Como agendar trilhas no Parque das Dunas? e qual o valor?
Você pode agendar sua aventura pelo e-mail: parquedasdunas2018@gmail.com e/ou parqueestadualdasdunasrn@gmail.com, indico que envie nos dois.
As trilhas acontecem de segunda à sexta-feira com exceção de feriados e pontos facultativos decretados pelo governo do Rio Grande do Norte. Pela manhã a partir de 8 horas e a tarde às 14 horas e o valor é de R$ 1,00 por pessoa.
Lembrando que em dias chuvosos as trilhas serão canceladas e para mais informações também pode ligar para o contato oficial (84) 98169-5131.
Tamanhos das Trilhas
- Perobinha, 800 metros
- Peroba, 2.400 metros
- Ubaia doce, 4.400 metros
História do Parque das Dunas e vegetação
Em 1977 foi criado o Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”. O parque é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco e faz parte da reserva da Biosfera Mata Atlântica Brasileira.
Atualmente o parque é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, IDEMA .
A flora da região abriga mais de 270 espécies arbóreas e 78 famílias, são mais de 350 espécies nativas.
A fauna, por sua vez, abriga cerca de 180 espécies, englobando aves, mamíferos, répteis e invertebrados.
Conheça um pouco mais da estrutura da área do Bosque na ilustração abaixo:
Qual é o ponto turístico mais barato de Natal?
Essa é uma dúvida que recebo com certa frequência no instagram do Sempre em Movimento, já me segue para aproveitar mais dicas de Natal e de todo o nordeste e acompanhar um pouco do meu dia a dia.
E tentando responder, listei alguns pontos turísticos com valor baixo:
- Centro de Turismo de Natal, abre todos os dias com entrada gratuita.
- Forte dos Reis Magos, abre de terça a domingo com entrada gratuita.
- Parque das Dunas, abre de terça a domingo com entrada de R$ 1,00 por pessoa.