Projeto Elas Pelo Brasil divulga Turismo Nacional
O projeto Elas pelo Brasil alia comunicação digital, mulheres e turismo. Atua como uma rede de mulheres viajantes, produtoras de conteúdo para as redes sociais, com foco no instagram. Nessa matéria vamos te contar mais detalhes sobre o projeto, principais produções e revelar, ainda, a expectativa para a continuidade do projeto.
O que é o Projeto Elas Pelo Brasil?
Como o próprio nome diz, o Elas Pelo Brasil une mulheres que viajam pelo país. E cada integrante representa um estado, visto que fica responsável pela pesquisa e divulgação turística daquela região.
Os conteúdos em vídeo são liberados no último domingo de cada mês às 18 horas. O projeto online foi idealizado ainda durante a pandemia em 2019, pela professora de história e produtora de conteúdo Dani Almeida, do estado do Ceará.
“Eu sempre amei viajar, principalmente viagens pelo Brasil e a pandemia deixou o mundo todo recluso dentro de casa e a paixão por viagens não cessava dentro de mim. Sendo assim, eu resolvi que seria interessante criar conteúdos para internet sobre viagens que já fiz pelo Brasil, principalmente de lugares aqui pelo Ceará. quando a pandemia acabasse, pudéssemos de fato, realizar essas viagens. Pensei, por que não chamar mais pessoas que tenham propriedade no turismo nos seus estados para fazer o mesmo? e aí criei o projeto Elas pelo Brasil, primeiramente chamei os estados de Sergipe e de Minas Gerais e depois fomos buscando mulheres para fazer o mesmo”. Ressalta Dani.
Em outras palavras, a ideia sempre foi construir um projeto feito por mulheres e também para mulheres e viajantes que desejam conhecer os estados.
Com o Elas Pelo Brasil, as produtoras de conteúdo ganham credibilidade e o projeto, força. Atualmente, são 20 estados com representação feminina, são eles:
NORTE:
- Acre – @tipsdathaly
- Amazonas – @sukalinss
- Pará – @dani_viaja
- Rondônia – @mylaviajante
- Roraima – @existopelocaminho
NORDESTE:
- Bahia – @viajecomday_
- Ceará – @danipormim
- Maranhão – @viajabella_
- Paraíba – @alternatuaviagem
- Pernambuco – @luavaidizer
- Rio Grande do Norte – @sempreem_movimento
SUL:
- Rio Grande do Sul – @gastandoamala
- Santa Catarina – @vaiviajardarly
- Paraná – @ninjanaviagem
SUDESTE:
- Minas Gerais – @carolpelobrasil
- Rio de Janeiro – @roteirosdefamilia
CENTRO-OESTE:
- Distrito Federal – @lekacarvalho
- Goiás – @larydilua
- Mato Grosso – @vanicemarques
- Mato Grosso do Sul – @fizamalaefui
A equipe feminina é recheada de diferentes profissões como coordenadora de projetos em cargo público, turismóloga, professora de letras inglês, jornalista, publicitária, administradora, entre outras funções. Em reunião online, boa parte do projeto ressaltou a expectativa e os desafios da monetização do conteúdo digital para além de parcerias e permutas. Juntas trocam expertises como produtoras de conteúdo, como cursos, formações e dicas estratégicas.
Entretanto, também revelaram detalhes da administração interna para monetizar por meio do envio de propostas para divulgação de um espaço ou viagem, e conexões e cadastros em programas de afiliados com aplicativos de viagem, por exemplo.
Embora o projeto funcione de maneira autônoma, sem apoio privado ou governamental, em 2022, houve uma parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Pará. O grupo comemorou 1 ano de produção de conteúdo e fomentou a divulgação do destino.
Comentários e destaques das representantes
Em 2024, o projeto completou 3 anos e segue com objetivo de levar conteúdo de viagem de modo tranquilo, suave e informativo, revela as produtoras de conteúdo.
Nesse ano, o projeto ganhou uma correspondente internacional com a @camilaamanajas, a ex -representante do estado do Amapá agora compartilha a sua vivência no Canadá. “Tive a oportunidade de mostrar a riqueza cultural e as particularidades do meu estado, além de aprender e trocar experiências com mulheres incríveis de todo o país. Agora como correspondente internacional, eu levo toda essa bagagem e o orgulho de ser compartilhando um pouco da nossa história e das perspectivas de um cenário global. É uma honra poder contribuir com essa amplificação de vozes femininas e fortalecer essa conexão entre culturas.” comenta Camila.
Já a Carolina Jurado, representante da Paraíba destacou que se sente realizada ao incentivar “diferentes estilos de viagem e experiências fora do óbvio” estado”.
Agora do outro lado do País, seguindo para o Rio de Janeiro, Natasha Bantim revela ““Pra mim, além do conteúdo digital, uma das coisas que eu mais gosto do projeto é a sensação de que eu conheço pelo menos uma pessoa em cada estado brasileiro, né? Isso, além de ser legal, é reconfortante, assim, às vezes quando você vai viajar sozinha, às vezes quando você vai conhecer algo novo, também tive a oportunidade de conhecer, de encontrar outras meninas nos seus estados, e como eu tô desde o início do projeto, né? Eu também já conheço uma galera grande que já passou por essa experiência”.
Eu, Cristiane Modesto, que agora escrevo essa matéria, represento o Rio Grande do Norte. “Para mim, o elo mais importante do projeto é a troca de experiências com outras produtoras de conteúdo. Falar de nossas frustações, expectativas e desafios que nos cerca durante todos os dias, dos bloqueios criativos a criação de uma proposta comercial”.
Mas então, já conhecia o Elas Pelo Brasil?
Não esquece de comentar e nos acompanhe nas redes sociais para não perder o próximo episódio e próximo destino.
Que matéria linda! 😻 mulheres, por mulheres!
Força feminina pelos destinos do nosso Brasil. Que bom gostou, grata!