Pequenas Mulheres, grandes negócios: Como a Fecomércio potencializa o empreendedorismo feminino no Agreste Potiguar
Serras, cactos, rochas e buganvílias. O Rio Grande do Norte possui 11 pólos turísticos e o cenário das Serras do Agreste Potiguar tem sido um excelente local para o empreendedorismo feminino. O município de Passa e Fica, localizado a cerca de 125 km de Natal, abriga a pousada Manaím, com o restaurante Gastronomia Afetiva, coordenado pela empresária Micarla Costa, responsável por preparar delícias com os sabores da serra.
Cerca de 10% dos turistas que chegam ao Rio Grande do Norte visitam ou pretendem conhecer as cidades do interior do Estado, conforme uma pesquisa do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio). Além disso, 50% dos turistas procuram a gastronomia, um segmento que tem sido ocupado por mulheres.
Impactos da Fecomércio RN na trilha do empreendedorismo feminino
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio) foi criada há 75 anos. Ela é composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), além do Instituto Fecomércio RN (IFC), este último é responsável por realizar levantamentos para o o desenvolvimento econômico e social potiguar.
Um estudo realizado em 2023, pelo IFC, sobre perfil e desafios da empreendedora potiguar, revelou que 84,4% são mães. Além disso, mais da metade das entrevistadas possuem dificuldades em conciliar a gestão do seu negócio com os afazeres domésticos.
Micarla Costa é formada em gastronomia pela Universidade Potiguar(UnP), tem 34 anos, é mãe, e há 11 anos empreende com o turismo no interior do Estado.
“A gente enfrenta alguns desafios empreendendo. Como eu posso dizer? Por conta do gênero feminino, a gente sabe que ainda existe um certo preconceito, tem um pouco de dificuldade em tudo que a gente vai fazer. Mas também ressalto que tivemos um grande avanço. Quando meu filho era menor, era mais difícil, mas aí eu consegui me organizar para dividir o meu tempo entre a área profissional e a área familiar. Também tenho uma rede de apoio que me ajuda”, comentou.
Fecomércio com Elas
E foi pensando em oferecer suporte para a redução dos desafios e incentivar a liderança feminina nos negócios, em todo o Rio Grande do Norte, que o sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo criou, há 2 anos, a Câmara da Mulher Empreendedora. A Fecomércio com Elas é uma rede composta de mulheres e para mulheres com o objetivo de estimular políticas públicas e fortalecer o setor.
Se por um lado o empreendedorismo feminino enfrenta barreiras do gênero, por outro, desenvolveu habilidades únicas. “Como as mulheres tiveram um papel social específico durante muito tempo, isso exigiu uma série de habilidades. E uma das questões que são muito exigidas no mercado corporativo é a possibilidade de resolução de problemas no tempo mais assertivo dentro de uma visão sistêmica. E as mulheres têm apresentado isso de uma maneira muito contundente” revelou, a coordenadora da Fecomércio com Elas, Sâmela Gomes.
Desse modo, a Câmara desenvolveu uma série com 5 cartilhas com a trilha do empreendedorismo feminino que podem ser acessados aqui:
- Auto conhecimento: Um manual para o fortalecimento interno feminino
- Comportamentos empreendedores: As atitudes e comportamentos para enfrentar os desafios do empreendedorismo
- Marca pessoal: Seja Embaixadora da sua marca
- Planejamento e Gestão: Como fazer um plano de ação e desenvolver a gestão da Rotina de sua empresa
- Gestão financeira: Matemática financeira é coisa de Mulher!
Senac Conectando mulheres: Empreendedoras que inspiram outras
Além disso, a Fecomércio com Elas desenvolveu o projeto Conectando Mulheres que já capacitou mais de 300 mulheres em todo o estado, por meio do Senac. O projeto alcançou cidades como:
- Senador Georgino Avelino
- Serrinha
- Angicos
- Pedra Grande
- Monte Alegre
- Canguaretama
- Boa Saúde
- Lagoa de Pedras
- Lagoa Salgada
- Assú
- Mossoró
- Passa e Fica
- Nova Cruz
- Passagem
“O Senac Conectando Mulheres chega para inspirar, para conectar mulheres e histórias diversas. E também para levar ferramentas de gestão. Com esse processo, a mulher consegue tirar a ideia do papel e criar a realidade que ela deseja” destacou Dalliany Rocha, coordenadora do Senac Conectando Mulheres.
Passa e Fica foi um dos 14 municípios potiguares que recebeu o curso com carga horária de 16 horas “Empreendedorismo e Negócios de Oportunidades” e a empreendedora Micarla Costa fez o curso que potencializou o seu negócio no turismo do Agreste.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Meio Ambiente, Agnaldo Júnior, reforçou a importância da capacitação para as 17 mulheres contempladas. “Foi muito bom, um curso de quatro dias para trabalhar modelo de negócio controle financeiro para que essas mulheres possam se capacitar e melhorar a atuação no seu negócio. Quando a gente recebe a qualificação, temos empresas mais maduras com uma gestão melhor, que entrega um serviço melhor. Então, quando o turista vem, ele vai ter uma experiência melhor e, consequentemente, vai melhorar o turismo da nossa região”.
Afeto como principal ingrediente na Gastronomia Afetiva
“É gastronomia afetiva porque eu sou e gosto muito dessa parte, sabe? Eu sou muito sensível, gosto dessas coisinhas assim, então, assim, o nome gastronomia afetiva traz isso.
Ele nos traz memórias e boas recordações”.
Micarla Costa, Empreendedora
Micarla transformou sua paixão em cozinhar em empreendimento. O Gastronomia Afetiva é uma empresa de gastronomia e eventos, especializada em buffets de festa, como aniversários e casamentos. É possível conferir o registro de cerimônias e fazer orçamentos pelo Instagram da marca. A empreendedora destacou que sempre tenta buscar fornecedores locais para movimentar a economia regional.
Ela lidera uma equipe de decoração e garçons. Além disso, também oferece refeições regionais e com frutos do mar no restaurante da hospedagem Manaím, pousada dos pais de Micarla Costa, onde costuma servir pratos como:
Sabores do Agreste
No período da pandemia, os eventos externos estavam proibidos e o turismo estava em baixa. Por isso, a empreendedora precisou se reinventar para manter sua fonte de renda. Desse modo, ela avaliou um diferencial local e adaptou os pratos de festa, cozinhando massas e pratos com camarão, com delivery.
Pousada Manaím
Ela ainda revelou que seu pai Carlos Alberto Marinho é a sua fonte de inspiração: “Ele é um homem muito simples, não tem estudo, não tem escolaridade. Porém, desde a sua infância, é empreendedor e realmente tem a visão de negócios. Eu cresci vendo ele empreender. Então, a minha fonte de inspiração sempre foi ele”.
A hospedagem Manaím possui 32 quartos e cerca de 90 leitos. Localiza-se na margem da RN 093, que faz divisa com o estado da Paraíba.
O que fazer em Passa e Fica?
É possível visitar a Casa do Artesão e adquirir peças em crochê e diferentes técnicas de artesanato. Algo bem característico da cidade são as peças em Frivolité, renda manual originada no século XVIII, técnica composta por uma série de nós e picots interligados.
Histórias e cultura: João Redondo
Também é possível conhecer as histórias folclóricas do Mestre Francisquinho. Ele tem 75 anos, é brincante do teatro de bonecos, conhecido com: João Redondo. Essa prática é considerada popular no Nordeste e patrimônio histórico e artístico do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2015.
E para um roteiro religioso e de charme, você pode conhecer o Parque das Algarobas, que é repleto das flores buganvílias. Ou ainda visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima.
Parque das Algarobas e Igreja matriz
Empreendedorismo feminino: Como a Fecomércio tem impactado esse segmento
Da serra ao litoral existem desafios para a liderança feminina nos negócios. Por isso, fizemos uma série especial, com duas reportagens, para abraçar as narrativas e trajetória de duas empresárias e para apresentar que o empreendedorismo feminino não tem nada de pequeno, uma vez que atuam como um grande potencial gerador econômico estadual. Leia a próxima matéria aqui.
Prabéns pelo excelente trabalho!
Muito obrigada!